Blog

Tipos de olheiras: 4 tipos e melhores tratamentos [2023]

Tipos de olheiras

Você sabia que existem diferentes tipos de olheiras?

É isso mesmo! Muitas pessoas desconhecem essa informação e acreditam que as temidas olheiras são arranjadas em apenas um grupo, com características definidas.

No entanto, a verdade é que cada tipo de olheira possui uma causa e uma aparência específica e até mesmo localizações peculiares, como é o caso das olheiras nas pálpebras superiores e aquelas que ocorrem nas pálpebras inferiores, por exemplo. 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para elucidar essas questões e ainda fornecer algumas dicas de tratamento para quem sofre com esse problema. Confira!

Quais são os 4 tipos de olheiras?

Conhecidas pelo escurecimento ou demarcação da região ao redor dos olhos, as olheiras podem ser de 4 tipos:

1. Olheiras pigmentares

Sendo o tipo mais comum, as olheiras pigmentares são aquelas que apresentam uma tonalidade amarronzada. Ela é causada pelo excesso do depósito de melanina na pele da pálpebra, que pode ser influenciado por fatores hormonais e exposição solar ou hemossiderina (pigmento presente no sangue que passa para a pele).

2. Olheiras vasculares

Já as olheiras vasculares, como o próprio nome sugere, são causadas pelo aumento de vasos sanguíneos na região dos olhos ou pelo acúmulo de hemossiderina.

De forma prática, elas ocorrem pela má circulação sanguínea, pelo excesso de retenção de líquido ou pelo acúmulo de hemoglobina no local.

Ela pode se apresentar em tons avermelhados, azulados ou arroxeados e costumam aparecer em pessoas que não dormiram bem à noite, que estão cansadas ou que coçam os olhos com certa frequência.

3. Olheiras estruturais

Na lista dos tipos de olheiras temos também as estruturais. Elas são fundas e surgem em razão da anatomia óssea do indivíduo ou pela redução de gordura na região da maçã do rosto.  

Ou seja, a cavidade ocular é profunda, o que provoca uma sombra na pálpebra inferior.

4. Olheiras mistas

Outro tipo de olheira que também é bastante comum, sendo caracterizada pelo surgimento de dois ou mais tipos de olheiras ao mesmo tempo. Pode ser, por exemplo, que o paciente tenha a olheira estrutural e, em alguns períodos, surja também a vascular.

O que influencia no aparecimento de olheiras?

Como vimos, o aparecimento das olheiras depende do tipo dela. Mas, de um modo geral, podemos dizer que existem alguns fatores que fazem com que um indivíduo tenha ou não uma pré-disposição para o surgimento dessa condição, como:

  • Goteira lacrimal profunda;
  • Hereditariedade;
  • Exposição solar;
  • Desidratação da pele;
  • Envelhecimento/flacidez;
  • Quadros de rinite alérgica;
  • Tabagismo;
  • Consumo excessivo de álcool;
  • Alimentação rica em sal;
  • Noites mal dormidas;
  • Cansaço excessivo.

Esses são pontos que podem desencadear uma olheira temporária ou permanente.

Como tratar olheiras?

Dependendo do seu tipo de olheira, a adoção de hábitos saudáveis, alimentação balanceada, hidratação da pele e noites bem dormidas podem ser eficientes para sumir com elas.

Porém, se elas forem persistentes, então será necessário procurar um dermatologista que definirá o melhor tratamento para você, dentre os quais temos:

Peeling e clareadores

Para as olheiras pigmentares, o peeling pode ser um excelente tratamento. Afinal, ele atuará no clareamento das olheiras nas pálpebras superiores ou inferiores. Vale dizer que a sua frequência dependerá da intensidade das olheiras do paciente.  

Além do peeling, o dermatologista poderá indicar clareadores para serem usados nos cuidados diários com a pele, como forma de potencializar os resultados.

Preenchimento

No caso dos pacientes com olheiras estruturais, então o tratamento recomendado costuma ser o preenchimento com ácido hialurônico ou outro preenchedor.

A proposta dessa intervenção é justamente dar volume à região que se encontra profunda em razão da estrutura óssea ou da redução da gordura.

Laser ou luz pulsada

Outra eficiente técnica para o tratamento das olheiras é o laser ou a luz pulsada. Esse tratamento é recomendado para as olheiras mais escuras.

Assim, o laser é mais indicado para casos em que há flacidez ou rugas. Já a luz pulsada é mais recomendada para as olheiras vasculares, uma vez que consegue atingir os vasinhos.

Vale ressaltar, mais uma vez, que a escolha do tratamento mais adequado deve ser realizada pelo dermatologista de sua confiança.

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre esse tema, deixe suas dúvidas nos comentários abaixo, que teremos o maior prazer em elucidá-las.

Referências bibliográficas

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Descubra mais sobre o tema:

Tem interesse em fazer sua cirurgia? Entre em contato agora!

Translate »