Você está satisfeito com a aparência dos seus olhos? Tem algo no aspecto do seu olhar que te incomoda?
A Blefaroplastia pode te ajudar!
Absolutamente tudo que você precisa saber para melhorar a sua auto estima com segurança e naturalidade.
Porque fazer cirurgia das pálpebras?
Os olhos são a porta de entrada para a nossa interação com o mundo exterior. Ele permite não apenas que enxerguemos tudo o que está à nossa volta, mas também que possamos mostrar nossos sentimentos, expressões e personalidade.
Com o passar do tempo, o envelhecimento acaba prejudicando essa capacidade de expressão dos olhos com o aparecimento de bolsas na parte inferior e excesso de pele e gordura na parte superior, além de manchas e rugas que, além de prejudicarem a expressão, fazem a pessoa parecer ainda mais velha.
A cirurgia plástica das pálpebras, ou oculoplástica, pode ajudar a rejuvenescer o olhar, devolvendo o brilho e trazendo um ar jovial, além de corrigir possíveis imperfeições.
Além de melhorar a aparência, a cirurgia pode proporcionar o aperfeiçoamento da função de proteção ocular, melhora do campo de visão e melhora do lacrimejamento nos casos de frouxidão palpebral.
Benefícios
Melhora a autoestima
e estética
Evita a
ptose palpebral
Contribui para a
redução do astigmatismo
Melhora o funcionamento
do músculo elevador
Os resultados
são evidentes
Como funciona o procedimento?
Diversas são as técnicas utilizadas na Blefaroplastia, mas de maneira geral, o procedimento se encarrega de retirar e redistribuir a gordura além de retirar os excessos de pele e músculos das pálpebras superiores e inferiores.
O procedimento tem duração de uma a duas horas, dependendo da abrangência, e pode ser realizado na parte superior, inferior ou ambas, de acordo com o desejo do paciente e orientação do médico.
Antes do procedimento, as linhas de incisão são demarcadas para que sigam a forma natural dos olhos e para que as cicatrizes fiquem o mais imperceptíveis possível, escondidas nas dobras naturais da pele.
No caso das pálpebras superiores, uma camada de pele e gordura é removida. Dependendo da necessidade, uma pequena camada de músculo também é retirada. Pequenas incisões são feitas em uma membrana que está logo abaixo da camada muscular, chamada septo orbital, para que se chegue aos depósitos de gordura, os quais estão localizados mais profundamente. Após a modelagem dos depósitos de gordura, as incisões são fechadas com pontos absorvíveis ou não. Pomadas protetoras e bandagens esterilizadas podem ser colocadas sobre os pontos para uma melhor proteção e cicatrização.
Pode ser optado por uma incisão transconjuntival, ocultada dentro da pálpebra inferior, uma técnica alternativa para corrigir imperfeições da pálpebra inferior e redistribuir ou remover o excesso de gordura.
Como funciona o pós-cirúrgico?
Primeiros dias
É comum que haja hematomas e inchaço ao redor dos olhos após a cirurgia, que podem ser amenizados com gelo e costumam regredir em 7 a 10 dias. Embora possa-se retornar ao trabalho em uma semana, é recomendado que o paciente evite esforços físicos mais vigorosos por pelo menos duas semanas.
Resultado em algumas semanas
Os resultados vão aparecendo a medida em que o inchaço e hematomas vão diminuindo, e poderão ser notados já em algumas semanas. As cicatrizes costumam ser muito discretas e normalmente situam-se em áreas estratégicas de dobras, onde sequer poderão ser vistas. De início, elas ficarão um pouco avermelhadas, mas com o passar do tempo tornam-se mais claras e finas.
Melhora da autoestima e imagem
A blefaroplastia é um procedimento que melhora a auto estima dos pacientes, além de possibilitar o rejuvenescimento e a melhoria da aparência e expressão de quem sofre com incômodos no olhar. É um procedimento relativamente simples e que traz grande melhoria na qualidade de vida de quem precisa.
Para mais informações sobre a Blefaroplastia fale com o especialista!
Entre em contato e agende agora sua consulta conosco.
SOBRE O ESPECIALISTA
Dr. André Borba
- Professor e Fundador da Oculoplastics Academy
- Médico Cirurgião Oculoplástico, especialista em Cirurgia Reconstrutiva e Estética das Pálpebras e Via Lacrimal, com doutorado em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (USP).
- Membro titular das Sociedades Brasileira, Americana, Pan-Americana e Europeia de Cirurgia Plástica Ocular.
- Membro titular da Sociedade Brasileira e Portuguesa de Medicina Estética.
- Speaker da Allergan Aesthetics Medical Institute.
- Professor da Pós-graduação em Medicina Estética da Faculdade de Medicina da Universidade de Alcalá - Espanha
Depoimentos
Conheça os pacientes do Dr. André e como suas vidas foram transformadas
Perguntas Frequentes
Com o envelhecimento a pele das pálpebras tende a ficar mais flácida, assim como a musculatura de sustentação dos olhos.
Algumas pessoas têm maior tendência a formar aquelas bolsas de gordura sob a pálpebra, isso se agrava com a perda do tônus muscular que mantém as bolsas. Com o tempo a musculatura flácida associada ao excesso de pele faz com que as pálpebras fiquem pesadas e caídas. Estas mudanças podem ocorrer em diversas idades, estando relacionadas com a genética e hábitos. A blefaroplastia está indicada para a correção destas alterações.
Não existe uma idade ideal. Estas alterações, apesar de mais frequentes em pessoas de idade mais avançada, podem aparecer em qualquer idade. Mas o médico especialista é que determinará a real necessidade do procedimento.
A pálpebra é a pele mais fina e delicada do corpo humano e por este motivo merece atenção especial.
Quando um especialista realiza a cirurgia das pálpebras, as complicações que ocorrem são pouco frequentes.
Não podemos considerar como complicações aquilo que ocasionalmente ocorre depois de uma blefaroplastia: leve inflamação na região lateral da incisão das pálpebras, hematomas e inchaços que podem ser assimétricos e até deixar o paciente ansioso em relação ao resultado final ou cicatrizes.
A cirurgia das pálpebras pode ser realizada em esquema de Day-Hospital. Ou seja, após o procedimento o paciente se recupera da anestesia e pode ir para casa após algumas horas. Raramente há necessidade de internação em hospital. Em geral, o procedimento é realizado sob anestesia local com sedação endovenosa. Normalmente o paciente nota um entumecimento da área dos olhos pela infiltração local do anestésico. Dependendo do paciente, pode manter-se mais acordado ou dormindo durante o procedimento. O importante é que durante o procedimento permaneça relaxado e insensível à dor.
Em geral demora de 1 a 2 horas dependendo do grau da cirurgia, somente as pálpebras superiores, ou inferiores ou as quatro pálpebras. Num procedimento normal, o cirurgião faz incisões que seguem as linhas naturais das pálpebras. As incisões podem se estender até a área dos pés-de-galinha ou linhas que se formam ao sorrir na parte lateral das pálpebras.
O cirurgião fará um seguimento de perto para observar o progresso durante a primeira ou segunda semana. Os pontos devem ser retirados até do 5º ao 10º dia após o procedimento. Uma vez retirados, a inflamação local e vermelhidão na linha da incisão diminuem gradualmente até o 6º mês de pós-operatório.
A consulta inicial é muito importante, bem o estabelecimento de uma boa relação médico-paciente.
Além disso, o cirurgião necessita de um histórico completo para o sucesso do tratamento. Assegure-se de informar ao médico se você é alérgico a qualquer coisa, se está tomando vitaminas, remédios para emagrecer, etc.
Você e seu cirurgião devem conversar exaustivamente sobre suas metas e expectativas da cirurgia. Deverão discutir a necessidade de tratar as quatro pálpebras ou somente as superiores ou inferiores e ainda quanto à necessidade da realização de procedimentos adicionais: toxina botulínica, preenchimentos, peelings químicos ou tratamentos à laser, etc.
A cicatrização é um processo gradual e as cicatrizes podem permanecer com uma coloração rosa-avermelhada por até seis meses ou mais depois da cirurgia. No entanto, desaparecem deixando uma linha muito fina e praticamente inaparente da cor da própria pele. Por outro lado, os resultados positivos da cirurgia das pálpebras como uma aparência mais alerta e juvenil. Para muitas pessoas estes resultados são permanentes.