Você já sabe o que é Lagoftalmo na Paralisia Facial?

Para quem é esse tratamento?

Para você que tem dificuldades para fechar os olhos devido à paralisia, e tem um ressecamento ocular e úlcera de córnea. Sendo essa condição causada por algum problema no músculo orbicular, podendo ter origem neural ou cicatricial.

O Lagoftalmo paralítico, de origem neural, é o mais comum, sendo provocado por uma paresia ou paralisia facial.

A causa da paralisia facial pode estar localizada tanto no sistema nervoso central como no sistema nervoso periférico, tornando-se mais frequente a paralisia de Bell (periférica).

Benefícios do tratamento de lagoftalmo:

Vai haver uma reanimação palpebral superior, permitindo uma maior proteção ocular, melhorando a distribuição do filme lacrimal e sustentação do equilíbrio estético.
lagoftalmo
lagoftalmo

Como funciona o procedimento para correção do Lagoftalmo?

O tratamento pode ser feito por meio da lubrificação ocular, porém em casos mais graves, como a não reversão do quadro neurológico da paralisia facial, há a necessidade da realização da correção cirúrgica palpebral.

O procedimento escolhido pelo profissional depende da gravidade do Lagoftalmo, pode-se realizar desde uma cantopexia simples até uma cantoplastia e outras técnicas associadas para a melhor oclusão ocular e conforto do paciente.

Quem pode realizar esse procedimento?

O procedimento é indicado para as pessoas que têm dificuldades para fechar os olhos, devido à algum tipo de paralisia.

Quer saber mais sobre o procedimento de lagoftalmo na paralisia facial?

Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

oftalmologista especialista em blefaroplastia

SOBRE O ESPECIALISTA

Dr. André Borba

Perguntas Frequentes

Normalmente, em casos moderados é possível com a aplicação de lubrificantes (lágrimas artificiais) diversas vezes por dia, em outros casos se faz necessário o uso de tampões e em casos extremos é indispensável uma cirurgia.
A princípio percebe-se a dificuldade das pálpebras fecharem, prejudicando a lubrificação do olho e fazendo com que ele comece a arder, ficando vermelho e irritado.
A principal causa é a paralisia do nervo facial. Sendo ele o responsável por todo o movimento da musculatura superficial da face. Quando ele sofre algum tipo de lesão, é natural que ele perca parte da sua função de estímulo de contração na musculatura facial.
A recomendação é procurar um profissional que tenha experiência com cirurgia ocular ou oculoplástica (cirurgia de órbita, pálpebras e vias lacrimais).
É indicada imediatamente em casos considerados definitivos ou, tardiamente, após 6 meses nos casos que existe a possibilidade reabilitação sem cirurgia. Cada caso deve ser avaliado individualmente e o tratamento indicado deve ser personalizado para cada um, de maneira específica.

A córnea (porção mais anterior do olho) sofre pela má lubrificação e começa apresentar lesões como ranhuras visualizadas nos equipamentos dos consultórios oftalmológicos. Essas ranhuras corneanas são conhecidas como ceratite. As ceratites, quando não tratadas, podem evoluir para úlceras (lesões mais profundas) e até perfuração do globo ocular. Em casos extremos, muito graves e não tratados, podem até evoluir para a perda visual e perda do globo ocular.