Blog

6 causas de coceira no olho

Coceira no olho, geralmente é sinal de alergia e pode ser consequência de poeira, fumaça e até mesmo pelos de animais. No entanto, o olho coçando também pode indicar infecções e outras doenças oculares. Neste post você aprende as 6 principais causas que podem fazer você coçar os olhos. Confira!

A coceira no olho geralmente é decorrente de alergias decorrentes de poeiras, pólen, pêlos de animais e fumaça. 

Isso acontece pois, esses agentes fazem com que o corpo produza histamina, uma substância que causa inflamação no local e resulta na coceira no canto interno do olho. 

Além disso, a coceira no olho e o olho coçando no canto pode indicar também uma infecção e até mesmo problemas no funcionamento das glândulas salivares. 

Sendo assim, se a coceira no canto interno do olho permanecer por mais de 3 dias o recomendado é ir ao oftalmologista para que ele avalie e indique o melhor tratamento para o olho coçando. 

A seguir, você confere as principais causas para a coceira no olho. Veja: 

  1. Alergia nos olhos e olho coçando
  2. Síndrome do olho seco
  3. Estresse ocular
  4. Inflamação na pálpebra
  5. Lentes de contato
  6. Conjuntivite
  7. Em caso de coceira no olho e irritação constante, procure um especialista em olhos

Alergia nos olhos e olho coçando

A coceira nos olhos pode ser decorrente de diversos fatores como alimentos e até mesmo fatores ambientais como poeira, fumaça e pêlos. 

Nestes casos, o recomendado é se afastar do causador da coceira no olho, caso tenha sido ocasionada por agentes específicos. 

Para tratar o problema pode-se utilizar colírios hidratantes no olho para reduzir o desconforto e aliviar o olho coçando muito. 

Síndrome do olho seco

A síndrome do olho seco provoca a coceira no canto interno do olho e faz com que você queira coçar os olhos frequentemente. 

Esta síndrome faz com que o olho fique mais irritado devido à baixa produção de lágrimas. 

No entanto, o olho seco e a coceira no olho devido à síndrome é mais frequente em pessoas idosas, devido ao envelhecimento natural do corpo. 

Mas, também pode acontecer em pessoas que trabalham em ambientes com ar condicionado e na frente do computador. 

A coceira no olho, nestes casos, pode ser combatida com o uso de lágrimas artificiais durante o dia, a fim de manter o olho hidratado. 

No entanto, pode-se fazer compressa de água morna sobre os olhos e evitar o uso do ar condicionado.

Para quem trabalha em frente ao computador diariamente, o recomendado é fazer pausas ao longo do dia. 

Estes cuidados simples podem fazer com que a coceira no olho diminua significativamente. 

Estresse ocular

A coceira no olho também pode ser decorrente do estresse ocular. O problema é causado devido ao uso excessivo de telas como, por exemplo, computadores e celulares. 

Além da coceira no canto do olho e do olho vermelho e coçando, o estresse ocular pode vir acompanhado de dor de cabeça, dificuldade de concentração e cansaço generalizado. 

Portanto, para combater a coceira no olho e o olho inchado e coçando, o recomendado é fazer pausas no uso de computadores e celulares. 

Outra dica importante é olhar para um objeto que esteja a mais de 5 metros, por 40 segundos a cada 30 minutos. 

Inflamação na pálpebra

Blefarite ou terçol pode fazer com que você sinta coceira no olho. Isso acontece pois, esses problemas impedem que o olho mantenha a hidratação correta. 

Sendo assim, é muito comum sentir os olhos ardendo e coçando nestes casos. Mas, para aliviar a inflamação e diminuir a coceira no olho pode-se fazer uma compressa de água morna sobre o olho por 3 minutos, além de manter o olho sempre limpo e sem remelas. 

Porém, caso o olho coçando muito não melhore e a coceira no canto do olho persista, o recomendado é procurar um oftalmologista, pois será necessário tratar o olho coçando e ardendo com antibióticos. 

Lentes de contato

O uso de lentes de contato por mais de 8 horas por dia pode fazer com que a coceira no olho surja. 

Por isso, é fundamental que se evite utilizar as lentes por mais tempo que o indicado. Além disso, uma boa higiene evita que o olho coçando muito incomode por mais tempo. 

Conjuntivite

A conjuntivite também causa coceira no olho intensa, remelas e queimação. Quando a conjuntivite é de origem bacteriana, o oftalmologista pode recomendar o uso de antibióticos para tratar a coceira no olho. 

Em caso de coceira no olho e irritação constante, procure um especialista em olhos

Neste conteúdo foram apresentadas 6 causas para a possível coceira no olho. 

Entretanto, nenhuma das dicas e/ou informações publicadas neste post substitui uma consulta com um oftalmologista. 

Em caso de coceira no olho excessiva e olho inchado e coçando é de extrema importância que você procure um especialista em olhos. 

Somente com um diagnóstico adequado, o problema de olho coçando no canto poderá ser tratado adequadamente. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Descubra mais sobre o tema:

Tem interesse em fazer sua cirurgia? Entre em contato agora!

Translate »